Fagulha: Quando os nossos antepassados passaram das atividades primitivas exclusivas da caça e da pesca às das pastagem e agricultura houve uma necessidade de quantificar seu rebanho com maior precisão: dezesseis cabras, nove vacas, etc.
Assim surgiu o primeiro sistema de "Matemática Aplicada"!
Sendo assim, na antiguidade a designação número aplicava-se só aos inteiros maiores do que um. Com o passar do tempo, tornou-se necessário quantificar grandezas não inteiras: meia laranja, um quarto de um tronco de árvore, etc.
Ação: No texto da Unidade 1, é feita uma apresentação do conjunto dos números Reais. Enriqueça o texto, colaborando com uma visão histórica da evolução dos números juntamente com o desenvolvimento da sociedade. Faça uma relação dos fatos históricos: conhecimentos necessários à sociedade, fatos importantes da época e Matemáticos relacionados, com a construção do conjunto dos números Reais.
Gosto bastante da história da matemática no Egito, pos podemos observar que a matemática no Egito não era entendida como Ciência, e sim, era utilizada somente nas necessidades básicas. Percebemos ainda que, a matemática era conhecida isoladamente pela sua aplicabilidade e por sua contribuição momentânea à resolução de determinados problemas.
Ressalto a necessidade de anotar, cobrar e de se comunicar. Através disso veio a invenção das escritas egípcias, que veio a acrescentar o progresso das demais. Graças aos registros que temos até os dias atuais, conhecemos esta matemática organizada e conceitualmente admirada como a ciência dos padrões.
Tem um vídeo chamado "Donald no país da matemágica" que trás de forma bem ilustrada essa questão do número de ouro. Aliás esse vídeo trata de diversos assuntos de forma muito interessante.
Parte 1/3
Parte 2/3
Parte 3/3
Tarefa da primeira semana disponível em: http://www.slideshare.net/CarlaRestier/edit_my_uploads
Nenhum comentário:
Postar um comentário