segunda-feira, 21 de maio de 2012

Trabalho final de Informática Educativa I



Informática Educativa I  :: Tarefa Final da Disciplina

Aluno: Carla Soares Restier Lima Carvalho

Pólo: Volta Redonda/ Rio de Janeiro

1. Definição do projeto – What (10,0 pontos): defina o conteúdo que será estudado/desenvolvido. Isso envolve definir um título.


SÓLIDOS DE PLATÃO:
História e tecnologia se encontram


É habitual encontrarmos poliedros regulares no nosso cotidiano. Estas misteriosas formas estão presentes desde estruturas de cristais, dados de jogos e até mesmo em  construções antigas e atuais também. Nessa aula através de recursos como a história da matemática e o uso de novas tecnologias, pretende-se oferecer caminhos facilitadores para que o professor desperte o interesse e a curiosidade dos alunos pela geometria e  apresentar aos alunos a origem dos poliedros tendo em vista as dificuldades que os discentes apresentam para identificar os mesmos e possibilitar que os eles compreendam as noções e definições envolvendo os sólidos de Platão.



2. Objetivos e metas do projeto – Why (14,0 pontos): descreva os objetivos do projeto, encaixando-o nas teorias pedagógicas estudadas e condizentes com o currículo aplicável ao ensino da Matemática. Esta é a justificativa do seu projeto.

O trabalho terá como objetivos:

  • Propor um novo método de ensino, propiciando novos caminhos para o processo de ensino-aprendizagem, visto que os alunos se sentem a vontade com novas tecnologias;
·         Estimular o aluno a pensar, raciocinar e relacionar ideias com alguns caminhos sugeridos.
·         Fazer com que o conteúdo trabalhado seja mais significativo para o discente;
·         Através da visualização e manipulação do software SISEULER o aluno poderá construir de maneira concreta a fórmula de Euler.

3. Público alvo – Who (2 pontos) : descreva a quem se destina o projeto, incluindo faixa etária, ano ou série.

Este projeto “SÓLIDOS DE PLATÃO: História e tecnologia se encontram” destina-se a discentes do 2º ano do Ensino Médio, cuja faixa etária varia entre 16 e 18 anos.

4. Quando utilizar – When (2 pontos) : significa em que momento do curso o projeto será utilizado, e onde se encaixa na grade de conteúdos da disciplina (num enfoque mais tradicional), ou relacionado a algum tema que será desenvolvido (num enfoque mais construtivista).

Teremos sob o enforque construtivista os seguintes momentos:


·         Apresentação do tema através de slides possibilitando a participação dos alunos, indagando-os sobre as formas geométricas que encontramos ao nosso redor;

·         Trazer a luz as origens dos Sólidos de Platão através da História da Matemática, apresentando o porquê de existir somente cinco sólidos, falar sobre Euler e citar Kleper;

·         Utilização do software SISEULER para construção da relação de Euler e verificação da mesma através da lista de exercícios.

5. Local a usar – Where (2 pontos) : defina se haverá atividades em sala, nos laboratórios, ou em casa.

As atividades poderão ser desenvolvidas:

·         sala : aula expositiva e dialógica, buscando mediar debates e questionamentos, afim de trocar experiências.
·         laboratório: Para devida utilização do software SISEULER, construir o conceito da relação de Euler e verificar através da lista de exercícios.



6. Custo do projeto – How much (0 ponto) : especifique se haverá necessidade de equipamentos e software especiais. Não é necessário definir preço. Obs. : Indicamos que no caso de ser um projeto mais formal, com pedido de verba para algum orgão de fomento, será preciso definir isso. Este item é opcional.

Para funcionamento do software SISEULER haverá a necessidade da construção de uma estrutura de madeira (tripé) para suporte a webcam e impressão dos marcadores para utilização do mesmo.




7. Descrição da forma de emprego do projeto - How (20,0 pontos) : descreva detalhadamente as atividades e as etapas que devem ser desenvolvidas para que os objetivos do projeto sejam atingidos.

O projeto se dará em três momentos:

1º)
O primeiro momento se dará através de apresentação de slides, mostrando aos alunos alguns sólidos e ainda indagá-los onde encontramos tais sólidos no nosso dia a dia, mostrando figuras como por exemplo: dado (jogos), pirâmides,balão poliédrico e um icosaedro feito em pedra e que curiosamente está sendo leiloado.

2º)
No segundo momento, apresentar os poliedros regulares convexos ou sólidos de Platão e buscar responder o seguinte questionamento: Por que só existem cinco poliedros regulares convexos?
Utilizando a História da Matemática como subsídio, contar porque esse tipo de poliedro recebe o nome de Platão. Dizer quem foi Platão e suas contribuições para nossa conhecida matemática, como era as escolas da antiguidade e que na escola de Platão (que na época era chamada de Academia) ele ordenou que escrevessem em cima das portas: "Não entre aqui ninguém que não seja geômetra."

3º)
No terceiro momento, sugiro a utilização do software SISEULER para levantar questionamentos acerca dos conceitos apresentados: arestas, faces e vértices.


Este software permite visualizar através da REALIDADE AUMENTADA, o sólido gerado em um marcador próprio (em anexo); o sólido só é gerado se os marcadores estiverem dispostos de forma correta.
Além disso, através de atalhos (em anexo) temos opções de mostrar/esconder somente os vértices ou somente as arestas ou ainda somente as faces,, desta forma fica mais fácil contar a quantidade de cada item dos sólidos.
Após este experimento conceituar a relação de Euler (definição no slide) , dando ênfase na parte histórica que cerca este importante matemático. Apresentar algumas curiosidades sobre Euler, buscar misturar a matemática da antiguidade com a nossa matemática atual, visando criar nos alunos a curiosidade de saber como foi? Quem fez? Por que fez?











REFERÊNCIAS DE PESQUISA

BOYER, Carl B. História da Matemática, revista por Uta C. Merzbach; tradução: Elza F. Gomide- 2ª Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1996.

LIMA, Elon Lages, et al. A Matemática do Ensino Médio - Volume 2. 6ª Ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática – Volume Único – 1ª Ed. São Paulo, Ática: 2005.

EVES, H. Introdução à história da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues. São Paulo:Campinas, Unicamp, 1995.

Lexicoteca - Moderna Enciclopédia Universal ; Círculo de Leitores, Tomo VIII, XI, XV

ALGUNS SITES CONSULTADOS (EM 20/03/2012):


ALGUNS SITES CONSULTADOS (EM 24/03/2012):





ALGUNS SITES CONSULTADOS (EM 25/03/2012)



















Nenhum comentário:

Postar um comentário