Por que estudar História da Matemática?" é a
pergunta que os autores D'AMBROSIO e BYERS, respondem
em seus respectivos textos e será objeto de seus estudos. Para tanto você deve
postar as seguintes mensagens no fórum:
Postagem 1-Na visão de D’Ambrosio, por que estudar
História da Matemática?
Postagem 2 - Na visão de Byers, por que estudar
História da Matemática?
Postagem 3 - A partir da leitura da unidade 1 e dos
dois textos citados, apresente o que você pensa a esse respeito.
Eis minhas respostas:
Postagem 1-Na visão de D’Ambrosio, por que estudar
História da Matemática?
Segundo D’Ambrósio [...] pode-se orientar o ensino da matemática para preparar indivíduos subordinados, passivos, acríticos praticando-se de uma educação de reprodução, ou pode-se orientar o currículo matemático para a criatividade, para a curiosidade e para a crítica e o questionamento pertinente. Espera-se que a matemática contribua para a formação de um cidadão na sua plenitude.
Segundo D’Ambrósio [...] pode-se orientar o ensino da matemática para preparar indivíduos subordinados, passivos, acríticos praticando-se de uma educação de reprodução, ou pode-se orientar o currículo matemático para a criatividade, para a curiosidade e para a crítica e o questionamento pertinente. Espera-se que a matemática contribua para a formação de um cidadão na sua plenitude.
Ainda de acordo com D’Ambrósio é muito importante
destacar aspectos socioeconômicos e políticos na criação matemática, procurando
relacionar com o espírito da época, com o que se manifesta nas ciências em
geral, na filosofia, nas religiões (...) na sociedade como todo.
A história da matemática é um subsidio a ser
utilizado uma vez que nos proporciona mostrar que a matemática é uma construção
do homem e que é gerada para atender as necessidades do ser humano
Postagem 2 - Na visão de Byers, por que estudar História da Matemática?
Byers defende a necessidade de repensar a função da história da matemática. Ainda de acordo com o autor não convém apresentar ao professor um tratado extenso, contendo centenas de péginas de história da matemática, fatalmente esse professor irá se perder em suas ideias e não teria uma visão global sobre o assunto. O professor necessita de um modelo de história acessivel.
Postagem 3 - A partir da leitura da unidade 1 e dos
dois textos citados, apresente o que você pensa a esse respeito.
A história da matemática a meu ver é um caminho
entre tantos que o professor pode e deve recorrer. Como já disse anteriormente
em um comentário feito com nosso colega Rafael, acredito que a história da
matemática é subsidio para o professor, como vários outros caminhos, como por
exemplo, softwares matemáticos e diversas tendências em educação matemática. O
que todo professor que está na profissão por opção e por prazer faz, é buscar
sempre um melhor método de ensino, ‘encurtando’ o processo de
ensino/aprendizagem. Entender a construção de conceitos matemáticos possibilita
apresentar a matemática como um produto da evolução do homem passível de
mudanças com o tempo.
"Não se conhece completamente uma ciência
enquanto não se souber da sua história." Auguste Comte
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