segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fórum da primeira semana da História da Matemática através de Problemas


Por que estudar História da Matemática?" é a pergunta que os autores D'AMBROSIO e BYERS, respondem em seus respectivos textos e será objeto de seus estudos. Para tanto você deve postar as seguintes mensagens no fórum:

Postagem 1-Na visão de D’Ambrosio, por que estudar História da Matemática?
Postagem 2 - Na visão de Byers, por que estudar História da Matemática?
Postagem 3 - A partir da leitura da unidade 1 e dos dois textos citados, apresente o que você pensa a esse respeito.

Eis minhas respostas:

Postagem 1-Na visão de D’Ambrosio, por que estudar História da Matemática?
Segundo D’Ambrósio [...] pode-se orientar o ensino da matemática para preparar indivíduos subordinados, passivos, acríticos praticando-se de uma educação de reprodução, ou pode-se orientar o currículo matemático para a criatividade, para a curiosidade e para a crítica e o questionamento pertinente. Espera-se que a matemática contribua para a formação de um cidadão na sua plenitude.
Ainda de acordo com D’Ambrósio é muito importante destacar aspectos socioeconômicos e políticos na criação matemática, procurando relacionar com o espírito da época, com o que se manifesta nas ciências em geral, na filosofia, nas religiões (...) na sociedade como todo.
A história da matemática é um subsidio a ser utilizado uma vez que nos proporciona mostrar que a matemática é uma construção do homem e que é gerada para atender as necessidades do ser humano


Postagem 2 - Na visão de Byers, por que estudar História da Matemática?

Byers defende a necessidade de repensar a função da história da matemática. Ainda de acordo com o autor não convém apresentar ao professor um tratado extenso, contendo centenas de péginas de história da matemática, fatalmente esse professor irá se perder em suas ideias e não teria uma visão global sobre o assunto. O professor necessita de um modelo de história acessivel.

Postagem 3 - A partir da leitura da unidade 1 e dos dois textos citados, apresente o que você pensa a esse respeito.
A história da matemática a meu ver é um caminho entre tantos que o professor pode e deve recorrer. Como já disse anteriormente em um comentário feito com nosso colega Rafael, acredito que a história da matemática é subsidio para o professor, como vários outros caminhos, como por exemplo, softwares matemáticos e diversas tendências em educação matemática. O que todo professor que está na profissão por opção e por prazer faz, é buscar sempre um melhor método de ensino, ‘encurtando’ o processo de ensino/aprendizagem. Entender a construção de conceitos matemáticos possibilita apresentar a matemática como um produto da evolução do homem passível de mudanças com o tempo.

"Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história." Auguste Comte



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