Informática
Educativa I : Tarefa da Semana 2
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Título:
Aprendizagem Cooperativa e a EAD
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Aluno:
Carla Soares Restier Lima Carvalho
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Polo:
Volta Redonda – Rio de Janeiro
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Introdução
O Ensino a Distância combinado com a internet surge como
novo modelo educacional a fim de suprir a novas demandas educacionais que
caracterizam o mundo atual. As instituições que oferecem essa modalidade de
ensino buscam sempre o melhor uso da mesma a fim de promover o processo de
ensino-aprendizagem de forma significativa.
Os recursos das novas tecnologias permitem ambientes de
ensino agradáveis que favorecem a troca de conhecimento e o compartilhamento
de experiências.
Nesta vertente, cabe ressaltar que o ensino a distância
visa à construção do conhecimento de forma cooperativa, ou seja, o educando
passa a ser ator principal nesse processo do conhecimento.
O presente texto focará na importância da
aprendizagem cooperativa no ensino a distância nas comunidades virtuais.
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Desenvolvimento
De acordo com Paiva:
“As comunidades virtuais
funcionam como sistemas complexos, pois o todo é maior do que a soma de seus
integrantes. O conceito de inteligência coletiva está assentado no princípio
de que o saber está contido na humanidade e não nos indivíduos, pois ninguém
sabe tudo, mas todos sabem alguma coisa”
Todo mundo sempre tem algo a ensinar e também algo a aprender, por isso no ensino a distância é suma importância os atores envolvidos estarem abertos a troca de experiências, de conhecimentos e também estarem propensos a receberem críticas, pois uma crítica bem fundamentada pode contribuir para o aprendizado do indivíduo e do grupo.
Cooperar
segundo Argyle (1991, apud CAMPOS et al, 2003, p.25) “é atuar junto, de forma
ordenada, no trabalho ou relações sociais para atingir metas comuns. As
pessoas cooperam pelo prazer de repartir atividades ou para obter benefícios
mútuos.”
Em meu ver, a maior vantagem que o ensino a distância
trás é o fato das pessoas envolvidas poderem expor suas opiniões de forma
direta, visto que muitos dos discentes quando estão dentro de uma sala de
aula deixam de aprender e também de ensinar muita coisa devido a esta
dificuldade do cara a cara.
A aprendizagem cooperativa é vital para a
construção do conhecimento, pois desenvolve competências do trabalho em grupo
e as relações interpessoais.
Woodbine (1997 apud CAMPOS et al, 2003 p.27)
ressalta que a abordagem da
aprendizagem cooperativa se sustenta em seis pontos fundamentais:
·
responsabilidade
individual pela informação reunida pelo esforço do grupo;
·
interdependência
positiva, de forma que os estudantes sintam que ninguém terá sucesso, a não ser que todos o
tenham;
·
melhor forma de entender um dado material,
tendo que explicá-lo a outros membros de um grupo;
·
desenvolvimento
de habilidades interpessoais, que serão necessárias em outras situações na
vida do sujeito;
·
desenvolvimento
da habilidade para analisar a dinâmica de um grupo e trabalhar com problemas
– forma comprovada de aumentar as atividades e envolvimento dos estudantes; e
·
um
enfoque interessante e divertido.
Diversos são os benefícios
que a aprendizagem cooperativa trás, o aluno é não é mais um indivíduo que só
recebe conhecimento como acontece no ensino convencional (presencial), ele
passa a ter papel fundamental para o seu próprio conhecimento e também ao
desenvolvimento do grupo e o professor deixa de ter papel central para ser o
mediador nessa construção do saber.
ARAUJO diz que “a força
motriz que baliza a aprendizagem cooperativa atua no sentido da construção do
conhecimento pelo aluno através da sua participação ativa no processo de
edificação do saber individual e coletivo.”
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Conclusões
O ensino a distância
juntamente com a internet têm promovido mudanças nos paradigmas da educação
tradicional. Muito se tem a fazer para conceber a excelência nessa nova
modalidade de ensino.
É evidente que a aprendizagem
cooperativa é essencial para este tipo de processo, uma vez que todos os
envolvidos possuem papéis e responsabilidades semelhantes: buscar construção
de conhecimento de forma sólida e complexa.
Podemos verificar isso na
fala de Pierre Lévy (1998, apud PAIVA):
“O saber da comunidade pensante não é mais um saber comum, pois
doravante é impossível que só ser humano, ou mesmo um grupo, domine todos os
conhecimentos, todas as competências; é um saber coletivo por essência, impossível
de reunir em uma só carne.”
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Referências Bibliográficas
PAIVA,
Vera Lúcia Menezes de Oliveira – Comunidades
virtuais de aprendizagem e colaboração.
CAMPOS, Fernanda C. A. et al. - Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro:
DP&A, 2003.
ARAUJO,
Hélio Dias de – Aprendizagem
cooperativa na educação a distancia on-line.
Disponível
em: http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7905.pdf
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Espaço criado com o intuito de auxiliar ingressantes no curso de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática oferecido pela UFF
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Tarefa da segunda semana de Informática Educativa I
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