segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tarefa da segunda semana de Informática Educativa I


Informática Educativa I  : Tarefa da Semana 2
Título: Aprendizagem Cooperativa e a EAD
Aluno: Carla Soares Restier Lima Carvalho
Polo: Volta Redonda – Rio de Janeiro
Introdução

O Ensino a Distância combinado com a internet surge como novo modelo educacional a fim de suprir a novas demandas educacionais que caracterizam o mundo atual. As instituições que oferecem essa modalidade de ensino buscam sempre o melhor uso da mesma a fim de promover o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa.
Os recursos das novas tecnologias permitem ambientes de ensino agradáveis que favorecem a troca de conhecimento e o compartilhamento de experiências.
Nesta vertente, cabe ressaltar que o ensino a distância visa à construção do conhecimento de forma cooperativa, ou seja, o educando passa a ser ator principal nesse processo do conhecimento.
O presente texto focará na importância da aprendizagem cooperativa no ensino a distância nas comunidades virtuais.

Desenvolvimento

De acordo com Paiva:

“As comunidades virtuais funcionam como sistemas complexos, pois o todo é maior do que a soma de seus integrantes. O conceito de inteligência coletiva está assentado no princípio de que o saber está contido na humanidade e não nos indivíduos, pois ninguém sabe tudo, mas todos sabem alguma coisa”

Todo mundo sempre tem algo a ensinar e também algo a aprender, por isso no ensino a distância é suma importância os atores envolvidos estarem abertos a troca de experiências, de conhecimentos e também estarem propensos a receberem críticas, pois uma crítica bem fundamentada pode contribuir para o aprendizado do indivíduo e do grupo.

Cooperar segundo Argyle (1991, apud CAMPOS et al, 2003, p.25) “é atuar junto, de forma ordenada, no trabalho ou relações sociais para atingir metas comuns. As pessoas cooperam pelo prazer de repartir atividades ou para obter benefícios mútuos.”
Em meu ver, a maior vantagem que o ensino a distância trás é o fato das pessoas envolvidas poderem expor suas opiniões de forma direta, visto que muitos dos discentes quando estão dentro de uma sala de aula deixam de aprender e também de ensinar muita coisa devido a esta dificuldade do cara a cara.
A aprendizagem cooperativa é vital para a construção do conhecimento, pois desenvolve competências do trabalho em grupo e as relações interpessoais.

Woodbine (1997 apud CAMPOS et al, 2003 p.27) ressalta que a abordagem  da aprendizagem cooperativa se sustenta em seis pontos fundamentais:

· responsabilidade individual pela informação reunida pelo esforço do grupo;
· interdependência positiva, de forma que os estudantes sintam que  ninguém terá sucesso, a não ser que todos o tenham;
·  melhor forma de entender um dado material, tendo que explicá-lo a outros membros de um grupo;
· desenvolvimento de habilidades interpessoais, que serão necessárias em outras situações na vida do sujeito;
· desenvolvimento da habilidade para analisar a dinâmica de um grupo e trabalhar com problemas – forma comprovada de aumentar as atividades e envolvimento dos estudantes; e
· um enfoque interessante e divertido.


Diversos são os benefícios que a aprendizagem cooperativa trás, o aluno é não é mais um indivíduo que só recebe conhecimento como acontece no ensino convencional (presencial), ele passa a ter papel fundamental para o seu próprio conhecimento e também ao desenvolvimento do grupo e o professor deixa de ter papel central para ser o mediador nessa construção do saber.

ARAUJO diz que “a força motriz que baliza a aprendizagem cooperativa atua no sentido da construção do conhecimento pelo aluno através da sua participação ativa no processo de edificação do saber individual e coletivo.”

Conclusões


O ensino a distância juntamente com a internet têm promovido mudanças nos paradigmas da educação tradicional. Muito se tem a fazer para conceber a excelência nessa nova modalidade de ensino.

É evidente que a aprendizagem cooperativa é essencial para este tipo de processo, uma vez que todos os envolvidos possuem papéis e responsabilidades semelhantes: buscar construção de conhecimento de forma sólida e complexa.

Podemos verificar isso na fala de Pierre Lévy (1998, apud PAIVA):

“O saber da comunidade pensante não é mais um saber comum, pois doravante é impossível que só ser humano, ou mesmo um grupo, domine todos os conhecimentos, todas as competências; é um saber coletivo por essência, impossível de reunir em uma só carne.



Referências Bibliográficas

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira – Comunidades virtuais de aprendizagem e colaboração.


CAMPOS, Fernanda C. A. et al. - Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro:
DP&A, 2003. 


ARAUJO, Hélio Dias de – Aprendizagem cooperativa na educação a distancia on-line.

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