segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tarefa da primeira semana de Informática Educativa I


Informática Educativa I: Tarefa da Semana 1
Aluno: Carla Soares Restier Lima Carvalho
Pólo: Volta Redonda/RJ
Resumo:

Como todo processo de evolução da espécie humana, o Ensino a Distância surgiu da necessidade de se levar conhecimento e educação a pessoas que não teriam acesso a formação convencional (presencial). De acordo com CAMPOS, COSTA E SANTOS:
Uma das causas da exclusão social no Brasil é a impossibilidade de formação profissional fora dos centros urbanos, que sempre discriminou os jovens que não podem se deslocar das suas cidades do interior dos Estados para estudar num campus universitário, ou que mais recentemente, não tem como arcar com mensalidades das instituições particulares. A Educação precisa ser inclusiva, com qualidade e ao longo de toda vida. (2007, p.1)


ALMEIDA evidencia a importância do Ensino a Distância quando diz que a mesma surgiu com a “preocupação da disseminação e da democratização do acesso à educação para atender a grande massa de educandos.”

Discentes geograficamente prejudicados se beneficiam com esse novo modelo educacional que até então acontecia através dos correios, rádio e televisão.
É impossível não perceber que as novas tecnologias têm um grande potencial pedagógico e, quando incorporados à educação de maneira adequada, se tornam um agente de dinamização da aprendizagem e da abertura de novos canais de diálogo entre o professor e o aluno, além de oferecerem novas maneiras de organizar o conhecimento.

CAMPOS, COSTA E SANTOS (2007, p.1) ressaltam que “tendo em vista o rápido avanço tecnológico que estamos vivenciando e o advento de novos meios de comunicação, muitas instituições vêm procurando integrar suas práticas tradicionais com esse novo modelo educacional.”

O Ensino a distância traz uma renovação de métodos pedagógicos, fazendo com que o professor deixe de ser um mero entregador de conhecimento pronto e passa a construir o conhecimento com aluno.
Mas para que esses métodos tenham resultados positivos é necessário que um curso a distância seja bem elaborado, com a intenção de superar a separação física existente entre professor e aluno, procurando melhorar a interatividade entre eles (CAMPOS, COSTA E SANTOS; 2007, p. 12).

Ainda de acordo com CAMPOS, COSTA E SANTOS (2007, p.12) “o computador e as redes de comunicação se convertem em elementos fundamentais no processo de comunicação virtual e a web entra como uma ferramenta que permite o acesso a um mega sistema de informação.”

Para que o ensino a distância ocorra com qualidade é necessário criar um ambiente virtual de aprendizagem favorável, contendo ferramentas essenciais para promover a comunicação entre os envolvidos.
CAMPOS, COSTA E SANTOS (2007, p. 18) ressaltam algumas características e funcionalidades presentes na maioria das plataformas de EAD:

·                     Oferecer ferramentas para disponibilizar material didático virtual para os alunos e link para outros sites na web;
·                     Oferecer ferramentas para avaliar o progresso e o desenvolvimento dos alunos;
·                     Oferecer ferramentas para administrar avaliações, testes e exercícios, mantendo os resultados armazenados;
·                     Oferecer ferramentas para ajudar os professores e administrarem aulas e notas;
·                     Facilitar a edição /criação das páginas na web;
·                     Oferecer ferramentas de cadastro de usuários e de portfólios individuais;
·                     Oferecer uma grande diversidade de ferramenta de comunicação.

No ambiente virtual, a aprendizagem não é um processo pronto e acabado, para que ocorra o processo de ensino-aprendizagem é necessário que os envolvidos (professor, aluno, tutor) tenham participação ativa na construção do saber, portanto, é necessário que todos estejam comprometidos.

Gatti (2005, apud CAMPOS, COSTA E SANTOS) considera que a interatividade, é uma das principais qualidades de programas de EAD e deve ser constante, continuada, atenciosa e cuidada.
Esta interatividade atua como um dos principais quesitos no processo educacional no EAD, uma vez que no processo de ensino-aprendizagem, os envolvidos se ajudam, cooperam , se complementam, atuando como parceiros entre si.
Vale ressaltar, que no EAD é muito importante respeitar as particularidades do público alvo, levando em conta suas necessidades e realidade do mesmo para definir quais melhores tecnologias e metodologias deve ser utilizadas.

CAMPOS, COSTA E SANTOS sintetizam que:

O processo educacional realizado a distância envolve a articulação de uma série de ações pedagógico-administrativas, onde se destacam a construção do material, a estrutura de tutoria, a montagem da infra-estrutura, a gestão do sistema, as formas de interação e a participação de todos os atores e as diferentes formas de avaliação (2007, p.29).

O Ensino a Distância na atualidade é uma necessidade que a população tem, uma vez que consegue atingir os quatro cantos do país, proporcionando realização pessoal e profissional de tantos educandos que não teriam a possibilidade de obter tal formação se não fosse através do EAD.


Referências:
Campos, F. C. A.; [et al.]. Fundamentos da educação a distância, mídias e ambientes virtuais. Juiz de Fora: Editar, 2007. 
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de – PUC/SP - Tecnologia e educação à distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem; GT: Educação e Comunicação/n.16. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/mariaelizabethalmeida.rt
Acesso dia: 05/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário