Informática Educativa I: Tarefa da Semana 1
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Aluno: Carla Soares Restier Lima Carvalho
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Pólo: Volta Redonda/RJ
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Resumo:
Como todo processo de
evolução da espécie humana, o Ensino a Distância surgiu da necessidade de se
levar conhecimento e educação a pessoas que não teriam acesso a formação
convencional (presencial). De acordo com CAMPOS, COSTA E SANTOS:
Uma das causas da exclusão social no Brasil é a
impossibilidade de formação profissional fora dos centros urbanos, que sempre
discriminou os jovens que não podem se deslocar das suas cidades do interior
dos Estados para estudar num campus universitário, ou que mais recentemente,
não tem como arcar com mensalidades das instituições particulares. A Educação
precisa ser inclusiva, com qualidade e ao longo de toda vida. (2007, p.1)
ALMEIDA evidencia a
importância do Ensino a Distância quando diz que a mesma surgiu com a “preocupação
da disseminação e da democratização do acesso à educação para atender a
grande massa de educandos.”
Discentes geograficamente
prejudicados se beneficiam com esse novo modelo educacional que até então acontecia
através dos correios, rádio e televisão.
É impossível não perceber que as novas
tecnologias têm um grande potencial pedagógico e, quando incorporados à
educação de maneira adequada, se tornam um agente de dinamização da
aprendizagem e da abertura de novos canais de diálogo entre o professor e o
aluno, além de oferecerem novas maneiras de organizar o conhecimento.
CAMPOS, COSTA E SANTOS (2007,
p.1) ressaltam que “tendo em vista o rápido avanço tecnológico que estamos
vivenciando e o advento de novos meios de comunicação, muitas instituições
vêm procurando integrar suas práticas tradicionais com esse novo modelo
educacional.”
O Ensino a distância traz
uma renovação de métodos pedagógicos, fazendo com que o professor deixe de
ser um mero entregador de conhecimento pronto e passa a construir o
conhecimento com aluno.
Mas para que esses
métodos tenham resultados positivos é necessário que um curso a distância
seja bem elaborado, com a intenção de superar a separação física existente
entre professor e aluno, procurando melhorar a interatividade entre eles (CAMPOS,
COSTA E SANTOS; 2007, p. 12).
Ainda de acordo com CAMPOS,
COSTA E SANTOS (2007, p.12) “o computador e as redes de comunicação se
convertem em elementos fundamentais no processo de comunicação virtual e a
web entra como uma ferramenta que permite o acesso a um mega sistema de
informação.”
Para que o ensino a
distância ocorra com qualidade é necessário criar um ambiente virtual de
aprendizagem favorável, contendo ferramentas essenciais para promover a
comunicação entre os envolvidos.
CAMPOS, COSTA E SANTOS
(2007, p. 18) ressaltam algumas características e funcionalidades presentes
na maioria das plataformas de EAD:
·
Oferecer
ferramentas para disponibilizar material didático virtual para os alunos e
link para outros sites na web;
·
Oferecer
ferramentas para avaliar o progresso e o desenvolvimento dos alunos;
·
Oferecer
ferramentas para administrar avaliações, testes e exercícios, mantendo os
resultados armazenados;
·
Oferecer
ferramentas para ajudar os professores e administrarem aulas e notas;
·
Facilitar
a edição /criação das páginas na web;
·
Oferecer
ferramentas de cadastro de usuários e de portfólios individuais;
·
Oferecer
uma grande diversidade de ferramenta de comunicação.
No ambiente virtual, a
aprendizagem não é um processo pronto e acabado, para que ocorra o processo
de ensino-aprendizagem é necessário que os envolvidos (professor, aluno,
tutor) tenham participação ativa na construção do saber, portanto, é
necessário que todos estejam comprometidos.
Gatti (2005, apud CAMPOS,
COSTA E SANTOS) considera que a interatividade, é uma das principais
qualidades de programas de EAD e deve ser constante, continuada, atenciosa e
cuidada.
Esta interatividade atua
como um dos principais quesitos no processo educacional no EAD, uma vez que
no processo de ensino-aprendizagem, os envolvidos se ajudam, cooperam , se
complementam, atuando como parceiros entre si.
Vale ressaltar, que no
EAD é muito importante respeitar as particularidades do público alvo, levando
em conta suas necessidades e realidade do mesmo para definir quais melhores
tecnologias e metodologias deve ser utilizadas.
CAMPOS, COSTA E SANTOS
sintetizam que:
O processo educacional realizado a distância
envolve a articulação de uma série de ações pedagógico-administrativas, onde
se destacam a construção do material, a estrutura de tutoria, a montagem da
infra-estrutura, a gestão do sistema, as formas de interação e a participação
de todos os atores e as diferentes formas de avaliação (2007, p.29).
O Ensino a Distância na
atualidade é uma necessidade que a população tem, uma vez que consegue
atingir os quatro cantos do país, proporcionando realização pessoal e
profissional de tantos educandos que não teriam a possibilidade de obter tal
formação se não fosse através do EAD.
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Referências:
Campos, F. C. A.; [et al.]. Fundamentos
da educação a distância, mídias e ambientes virtuais. Juiz de
Fora: Editar, 2007.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de – PUC/SP
- Tecnologia e educação à distância: abordagens e contribuições dos ambientes
digitais e interativos de aprendizagem; GT: Educação e
Comunicação/n.16. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/mariaelizabethalmeida.rt
Acesso dia: 05/02/2012
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Espaço criado com o intuito de auxiliar ingressantes no curso de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática oferecido pela UFF
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Tarefa da primeira semana de Informática Educativa I
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