segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fórum da terceira semana da História da Matemática através de Problemas



Leiam o texto "A História da Matemática na Formação dos Professores de Matemática", de Antônio Miguel e Arlete Brito. Procure relacionar seus argumentos com tudo que já lemos (inclusive a unidade 4) e responda às seguintes questões:

Questão 1 - Os autores defendem uma participação orgânica da história da matemática na formação do professor de matemática. O que você entende por “participação orgânica”? Você concorda com a posição dos autores? Justifique a sua resposta.

Questão 2 - Segundo os autores, “a história poderia auxiliar os futuros professores a perceber que o movimento de abstração e generalização crescentes porque passam muitos conceitos e teorias em matemática não se deve, exclusivamente, a razões de ordem lógica, mas à interferência de outros discursos na constituição e no desenvolvimento do discurso matemático”. Você concorda? Justifique sua resposta


Questão 1:
Através do texto entendi que participação orgânica, seria dissolver a história da matemática no decorrer das disciplinas. Segundo os autores "o licenciando seria beneficiado, uma vez que lhe seria dada a oportunidade de construir os seus conhecimentos de matemática dentro de uma perspectiva histórica e sociocultural."

Eu concordo plenamente com os autores e como já disse em outro fórum, acredito que a história da matemática tem muito a agregar no processo de ensino-aprendizagem, porém cabe o professor saber abordar a mesma de forma coerente e significativa.
Destacaria a fala dos autores: " a problematização com base na história pode contribuir para que o futuro professsor reflita sobre diferentes concepções que se tem de aspectos da atividade matemática e do seu ensino."




Questão 2:


Eu concordo com os autores, uma vez que acredito que a matemática é uma ciência em constante mutação decorrente a evolução humana.

Entendo que “outros discursos” nos remete a ideia de participação orgânica (relacionar a história da matemática com outros ramos matemáticos), pois a meu ver os autores defende a ideia da interdisciplinaridade. Através do exemplo dado pelos autores (várias definições para a palavra seno), podemos perceber que os conceitos matemáticos podem se adequar a vários campos do saber.


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